quarta-feira, 18 de março de 2009

Sobre a Ideia:

Cada ano, mais de um bilião de anzóis são colocados pelas frotas de pesca com espinhéis, matando no mínimo 300.000 aves marinhas, incluindo 100.000 albatrozes. O programa mundial de aves marinhas da BirdlLife International coordena projectos e iniciativas destinadas a compatibilizar a pesca com a conservação destas aves (http://www.savethealbatross.net). A SPEA é a representante em Portugal da BirdLife International e é também a Coordenadora do Programa Marinho Europeu.

De acordo com Marc Parchow da Qual Albatroz “o projecto do Celacanto começou em Novembro do ano passado quando a nossa editora decidiu fazer a sua parte para defender o planeta. Inspirámo-nos nos exemplos de Baudelaire, de Melville e de Coleridge e lançámos a todos o desafio de contribuírem para a edição de um livro dedicado exclusivamente ao albatroz através de trabalhos da arte da Palavra e/ou da arte do Desenho e que usassem apenas a língua portuguesa. Com este projecto, queríamos que as pessoas passem da consciência à participação, pois segundo a nossa filosofia, o «saber» e o «fazer» são acções indissociáveis para exercer uma verdadeira cidadania.”

Quatro meses depois o Celacanto nº1 existe graças ao contributo de 37 artistas que aceitaram o desafio e apresentaram os seus trabalhos originais. Entre as participações podemos encontrar ensaio, prosa literária, poesia, banda desenhada e desenho. A maioria dos trabalhos vem de Portugal, mas também os há do Brasil e até um da Polónia. A capa é um desenho original de José Carlos Fernandes, realizado exclusivamente para esta publicação.

O Coordenador Europeu Marinho da BirdLife International, Iván Ramírez salienta “A Qual Albatroz e a SPEA conseguiram conjugar nesta publicação pioneira duas práticas que habitualmente não andam juntas: a criação artística e a consciencialização ambiental. Da parte da BirdLife estamos muito impressionados com o nível de participação e a qualidade dos trabalhos e estou convencido de que poderemos replicar esta experiência em outros países do mundo”.

Ao comprar o celacanto, nós contribuimos com 1,50€ por livro vendido para a protecção do habitat do Albatroz: Prometemos e cumprimos. A prova está AQUI! Agradecemos a TODOS que compraram um Celacanto nº1 - Ecozine sobre o Albatroz.

Sem comentários:

Enviar um comentário