Autor: Constança Lucas (O Site do AUTOR..) Nota: este conteúdo é propriedade do seu autor (identificado) e não deve ser reproduzido sem a expressa autorização do mesmo. Escreva para celacanto@qualalbatroz.pt
Autor: Constança Lucas (O Site do AUTOR..) 







Cada ano, mais de um bilião de anzóis são colocados pelas frotas de pesca com espinhéis, matando no mínimo 300.000 aves marinhas, incluindo 100.000 albatrozes. O programa mundial de aves marinhas da BirdlLife International coordena projectos e iniciativas destinadas a compatibilizar a pesca com a conservação destas aves (http://www.savethealbatross.net). A SPEA é a representante em Portugal da BirdLife International e é também a Coordenadora do Programa Marinho Europeu.
De acordo com Marc Parchow da Qual Albatroz “o projecto do Celacanto começou em Novembro do ano passado quando a nossa editora decidiu fazer a sua parte para defender o planeta. Inspirámo-nos nos exemplos de Baudelaire, de Melville e de Coleridge e lançámos a todos o desafio de contribuírem para a edição de um livro dedicado exclusivamente ao albatroz através de trabalhos da arte da Palavra e/ou da arte do Desenho e que usassem apenas a língua portuguesa. Com este projecto, queríamos que as pessoas passem da consciência à participação, pois segundo a nossa filosofia, o «saber» e o «fazer» são acções indissociáveis para exercer uma verdadeira cidadania.”
Quatro meses depois o Celacanto nº1 existe graças ao contributo de 37 artistas que aceitaram o desafio e apresentaram os seus trabalhos originais. Entre as participações podemos encontrar ensaio, prosa literária, poesia, banda desenhada e desenho. A maioria dos trabalhos vem de Portugal, mas também os há do Brasil e até um da Polónia. A capa é um desenho original de José Carlos Fernandes, realizado exclusivamente para esta publicação.
O Coordenador Europeu Marinho da BirdLife International, Iván Ramírez salienta “A Qual Albatroz e a SPEA conseguiram conjugar nesta publicação pioneira duas práticas que habitualmente não andam juntas: a criação artística e a consciencialização ambiental. Da parte da BirdLife estamos muito impressionados com o nível de participação e a qualidade dos trabalhos e estou convencido de que poderemos replicar esta experiência em outros países do mundo”.
Ao comprar o celacanto, nós contribuimos com 1,50€ por livro vendido para a protecção do habitat do Albatroz: Prometemos e cumprimos. A prova está AQUI! Agradecemos a TODOS que compraram um Celacanto nº1 - Ecozine sobre o Albatroz.
